* Fazendo uma Tattoo

Se você fazer sua tattoo, siga algumas dicas para que ela tenha uma boa cicatrização e fique linda para sempre.
Antes:
1. Escolha bem o desenho. Pesquise bastante e dê uma olhada nas revistas especializadas.

2. Ao procurar um tatuador, tenha atenção com a assepsia. Uma dica é um tatuador já conhecido pelos seus colegas. Com isso, o resultado final de sua tatuagem tem mais chances de ser bom e você já terá boas referências do tatuador.

3. Conversar com o tatuador é muito importante. Ele pode te dar várias dicas para que o desenho fique ainda melhor.

4. Tatuagens bem específicas (o nome seu namorado ou namorada, por exemplo) exigem uma atenção maior. Imagine se o namoro acaba!

5. Verifique se o local onde será feita a tatuagem é higiênico. O material precisa ser completamente descartável e esterilizado.
Durante:
1. Evite ficar se mexendo demais. A tatuagem é um trabalho de pura precisão.

2. A dor que se sente durante o feitio da tattoo depende de pessoa para pessoa, portanto, não tome drogas pensando que ficará anestesiado. Pode ser bem pior.

3. Se quiser se mexer ou espirrar, avise o tatuador antes.

4. Tenha bastante paciência. Lembre-se que, quanto mais elaborada a tatuagem, mais tempo e mais complicado será o processo.

* Dicas para uma boa cicatrização

A tatuagem é uma expressão de arte que, de forma definitiva, vai fazer parte de você. Para conservar suas cores e a beleza de seus traços alguns cuidados são indispensáveis.
Todo tatuador costuma dizer que o trabalho dele é o menos importante, que o que realmente vai deixar sua tatuagem bonita por toda a vida são os cuidados necessários após fazer a tatuagem.
Portanto tenha paciência, nada de ir se exibindo, se expondo ao sol logo que sair do estúdio, e principalmente nada de desleixo ou preguiça durante o período de cicatrização. Siga á risca as orientações de seu tatuador. Essa é a maior garantia de ter uma tatuagem brilhante por muito tempo.

Durante a Cicatrização
Logo após a sessão - O profissional fará um curativo sobre a tatuagem, que só deverá ser removido depois de mais de 3 horas.
· A higiene do local é o item mais importante a ser praticado,
· No banho, lave com água corrente passando a mão suavemente sobre a tatuagem, seque com uma toalha limpa e macia (melhor se for papel toalha).Não ESFREGAR o local. A água quente deve ser evitada nessa fase inicial,
· Durante o banho, não ficar de “molho” e lembre-se evite a água muito quente,
· Lave a tatuagem rapidamente com água fria e sabonete neutro ou anti-séptico;
· Com as mãos e a tatuagem devidamente limpas, aplicar uma camada fina de pomada cicatrizante Bepantol;
· Cobrir a tatuagem com filme PVC (aquele plástico usado para embalar alimentos),
· Troque o plástico sempre que passar a pomada. Assim evitando ressecamento e a formação de uma casca grossa e para melhor fixação da tinta,
· Qualquer atividade que possa interferir com a eventual formação de "cascas" durante a cicatrização da pele tatuada deve ser riscada de sua agenda.
· Repetir os procedimentos acima de 2 a 3 vezes ao dia por 5 dias consecutivos,
· Depois do quinto dia utilize somente a pomada por mais cinco dias passando-a 2 vezes ao dia,
· Evite sol diretamente sobre a área tatuada. Isto significa adiar o sol e o banho de mar, o banho de imersão, a sauna, a piscina e exercícios físicos até o processo de cicatrização se completar, o que normalmente ocorre no fim da terceira semana.
· Não deixe a tatuagem imersa, pois isto faz com que as cascas se soltem antes do processo de cicatrização ter terminado, podendo causar falhas na tatuagem.
· Não tomar banhos muito demorados e com água muito quente nos primeiros 15 dias
· Caso se forme cascas, nunca coçar ou arrancar-las,
· Não esfregue a toalha ao secar-se do banho,
· Não freqüente sauna.
· Use roupas leves, evitando atritos com a tatuagem, pois as fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma;
· Tempo de cicatrização: Varia de 07 à 15 dias dependendo da pessoa.
Durante primeiro mês a pele pode parecer estar plastificada.
· Qualquer duvida entre em contato com seu tatuador. Não aceite conselhos de pessoas leigas no assunto,
Após a cicatrização
· Os cuidados com a manutenção da tatuagem incluem loção hidratante e bloqueador solar.
· Fazer uma tattoo é "para sempre". Protegê-la do sol também. Os raios solares são os responsáveis, ao longo do tempo, pelos danos ao brilho e às cores da tatuagem.
· Portanto, o bloqueador solar (com FPS acima de 30, de preferência) deve ser de uso diário e sua aplicação deverá ser feita uma meia hora antes de sair de casa para se expor ao sol, especialmente no caso de uma tatuagem colorida.
· Os cuidados com a manutenção da tatuagem incluem loção hidratante e bloqueador solar. Fazer uma tattoo é "para sempre". Protegê-la do sol também. Os raios solares são os responsáveis, ao longo do tempo, pelos danos ao brilho e às cores da tatuagem.
· As pessoas se esquecem que os raios solares atravessam quase todos os tecidos (das roupas e os usados em muitos guarda-sóis e/ou tendas de praia) e, também, as nuvens dos dias nublados ou chuvosos.